Buscar
  • Equipe JC

Novo viaduto inaugurado por Crespo é mais uma opção de tráfego para a região Sul


Foram 12 meses de muito trabalho para a realização desta grande obra do sistema viário na região Sul de Sorocaba, sobre o km 101 da rodovia Raposo Tavares. O viaduto Zuleika Sucupira Kenworthy, que liga a rua João Wagner Wey com a região alta do bairro Campolim, foi inaugurado nesta quinta-feira (30).


O prefeito José Crespo e o secretário de Mobilidade Acessibilidade que também é presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, comandaram a cerimônia que contou com a presença de Elza Mônica de Oliveira Kenworthy Bittencourt, sobrinha de Zuleika, representantes municipais, do Poder Judiciário e do Legislativo, além dos responsáveis pela obra.


“ Esta é uma das obras mais importantes deste governo. Eu estou emocionado pois acredito nesta cidade e entendi que Sorocaba é uma cidade inteligente, pois além das tecnologias vemos aqui o grau de integração entre o público e o privado para o bem da população, esta é grande diferença. Uma obra que vai beneficiar todos os motoristas que trafegam pela região”, disse José Crespo.


A região Sul conta com duas saídas, uma pela avenida Antônio Carlos Comitre e a outra pela Armando Pannunzio.  Juntas recebem diariamente, em média, 80 mil passagens. O viaduto tem 125 metros de comprimento, por 12 metros de largura e conta com uma passagem de pedestres.


“Essa obra era aguardada há anos. Muito trabalho das nossas equipes e dos nossos parceiros, mas valeu a pena.  A cidade cresce de forma ordenada, não apenas com moradias de qualidade, mas com soluções viárias para o adensamento populacional que esses empreendimentos geram”, ressalta o secretário Fioravante, que fez questão de entregar um certificado de reconhecimento do trabalho de algumas pessoas que foram fundamentais para a conclusão do viaduto.


A obra orçada em cerca de R$ 10 milhões foi custeada pela MRV Engenharia, como contrapartida à implantação de um empreendimento imobiliário da empresa. “ Muito nos alegra esta obra de arte. Uma obra que faz todo sentido há 750 metros do nosso empreendimento, residencial Salamanca, nesta parte nobre da cidade. Isso trará com certeza mais conforto e mais segurança aos sorocabanos em sua mobilidade urbana”, conta o diretor da MRV, Túlio Pereira Barbosa.


Representando a homenageada, Elza Mônica de Oliveira Kenworthy Bittencourt, se emocionou ao lembrar da tia. “Em nome da minha família, eu queria agradecer todos os presentes. Eu achei muito oportuno dar o nome da minha tia neste viaduto, pois ela como a primeira mulher a abrir caminhos para outras mulheres em quase todas as profissões, aqui no viaduto que abre caminho para outro lado da cidade, uma coincidência muito feliz”.


No fim da cerimônia, houve descerramento da placa e uma viatura da Urbes com a sirene ligada trafegou pela primeira vez com a pista liberada. A partir de agora todos os motoristas já contam com esta nova opção de trajeto.


Zuleika Sucupira Kenworthy – 1ª promotora de Justiça da América Latina


O nome do novo viaduto é uma homenagem à primeira promotora de Justiça da América Latina que viveu em Sorocaba, Zuleika Sucupira Kenworthy. Ela formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e tornou-se a primeira mulher promotora de Justiça da América Latina. Após uma destacada carreira pública, Zuleika Kenworthy faleceu em dezembro de 2017, aos 105 anos.


Fonte: Secom PMS

1 visualização
JOSÉ CRESPO

Prefeito do município de Sorocaba 2017-2019, interior de São Paulo. Sorocabano e filiado ao partido Democratas, foi vereador da cidade por dois mandatos. Também foi deputado estadual por três mandatos, chegando a 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018 - José CRESPO - Figura pública e Político - Ex. Deputado Estadual - Ex. Vereador de Sorocaba - Prefeito de Sorocaba 2017-2019