Buscar
  • Equipe JC

Crespo renova permissão de uso do imóvel à Fundec


O prefeito José Crespo assinou na tarde desta quarta-feira (22) o termo de permissão de uso do imóvel municipal, localizado na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro, à Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). A concessão será por um período de 48 meses.


Para o prefeito José Crespo, é uma satisfação poder renovar a permissão de uso para a Fundação. “É realmente uma referência de Sorocaba fora da cidade”, ressalta.

Fundada em 14 de abril de 1992, a Fundec é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que atua na difusão cultural e na formação artística em Sorocaba, e conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).


“A Fundec, além de ser uma grande parceira do Município, atuando na formação cultural dos moradores, cuida desse nosso espaço público, que é patrimônio histórico da nossa cidade, com tanto carinho”, destaca a secretária da Cultura, Cassiane de Souza.


O secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, afirma que “A Fundec tem uma importância no município principalmente na formação de bons cidadãos”.


A Fundec é a “casa” da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e administra também o Instituto Municipal de Música de Sorocaba, que oferece diversos cursos, entre instrumentos, corais e artes cênicas, e atende centenas de alunos. Abriga, também, a Sala Fundec, importante espaço para apresentações.


Em contrapartida pelo uso do imóvel, a fundação realiza a conservação do prédio, que foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), com grau de preservação “2”, através do decreto nº 10.176, de 16 de maio de 1997, e desenvolve as atividades culturais voltadas à população sorocabana.


Para o presidente da instituição, Luiz Antonio Zamuner, é muito bacana que o poder público tenha a sensibilidade de entender isso. “Não só a Fundec, mas Sorocaba também ganha com a renovação do contrato, pois é um prédio histórico, preservado e projetado para música e cultura”, ressalta.


O bonito prédio localizado à rua Brigadeiro Tobias foi o antigo Teatro São Rafael, construído em terreno doado pela família do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.


Edificado em taipa de pilão, foi inaugurado em 1844. Personalidades importantes da história do Brasil, como o Imperador Dom Pedro II e figuras históricas de Sorocaba e do estado de São Paulo, já estiveram ali para assistir a espetáculos ou a solenidades políticas e, mais recentemente, para participar de eventos culturais.


O Teatro São Rafael fechou as portas em 1933 e depois de dois anos foi ocupado pela Prefeitura de Sorocaba, que permaneceu até 1980, quando se transferiu para o Alto da Boa Vista. Depois funcionou como Câmara Municipal de 1981 a 2000. O espaço foi cedido à Fundec em 2001. Em 2003, através do decreto nº 13.821, de 27 de maio de 2003, o então prefeito Renato Amary deu a primeira permissão de uso do imóvel à fundação.


O evento contou com a participação do secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, além do presidente da Fundec, Luiz Antônio Zamuner. Também fazem parte da diretoria executiva da fundação, Geraldo Aparecido Ricci (vice-presidente), Gustavo Almeida e Dias de Souza (1º tesoureiro), Luiz Alberto Reze (2º tesoureiro), Heitor Edson de Souza (1º secretário), Julio Cesar Moreira (2º secretário), Ricardo Perez (diretor de patrimônio) e Antônio Carlos Sampaio (diretor técnico).


O evento contou com a participação do secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, além do presidente da Fundec, Luiz Antônio Zamuner. Também fazem parte da diretoria executiva da fundação, Geraldo Aparecido Ricci (vice-presidente), Gustavo Almeida e Dias de Souza (1º tesoureiro), Luiz Alberto Reze (2º tesoureiro), Heitor Edson de Souza (1º secretário), Julio Cesar Moreira (2º secretário), Ricardo Perezo (diretor de patrimônio) e Antônio Carlos Sampaio (diretor técnico).


Fonte: Secom Sorocaba

0 visualização
JOSÉ CRESPO

Prefeito do município de Sorocaba 2017-2019, interior de São Paulo. Sorocabano e filiado ao partido Democratas, foi vereador da cidade por dois mandatos. Também foi deputado estadual por três mandatos, chegando a 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018 - José CRESPO - Figura pública e Político - Ex. Deputado Estadual - Ex. Vereador de Sorocaba - Prefeito de Sorocaba 2017-2019