Buscar
  • Equipe JC

Crespo comemora 9º lugar em maior riqueza produzida pela atividade industrial no estado


Sorocaba assumiu o 9º lugar entre os 645 municípios do Estado de São Paulo com maior participação no Valor da Transformação Industrial (VTI) estadual. O VTI é a riqueza produzida pela atividade industrial e baseia-se na Pesquisa Industrial Anual (PIA). Para tanto, foram analisadas 22 divisões da indústria de transformação em todos os municípios paulistas, segundo a Fundação Seade.


Sorocaba, no estudo divulgado no final de abril deste ano, subiu quatro posições em relação ao levantamento divulgado em 2003. Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Sorocaba tem implementado diversas ações, projetos e iniciativas que visam dar segurança jurídica e celeridade aos trâmites de processos que tratam desde a instalação e ampliação de empresas, até as variadas demandas estimulando assim os mais diversos setores da indústria, fatores que contribuíram para esse resultado.

Entre os municípios com maior participação, São Paulo aparece no topo, caindo de 14,8% para 9% em relação ao último estudo. Paulínia é o segundo do ranking, com 5,4% da contribuição. De acordo com a Seade, apenas Sorocaba é responsável por 2,4% do VTI estadual com maior participação econômica. A 10ª cidade com maior participação no VTI paulista é Piracicaba. Americana, Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul, em 2003, estavam entre os 20 maiores VTIs, mas no estudo divulgado no final do mês passado desceram no ranking. Já Sumaré, Indaiatuba e Hortolândia antes não apareciam no levantamento e agora estão em 15º, 16º e 17º lugares, respectivamente.


Dez segmentos

A cidade de Sorocaba contribuiu com o VTI paulista por meio de dez segmentos industriais. No setor de bebidas, a cidade manteve a 9º posição no ranking, que é liderado por Jundiaí.

Já no ramo de produtos de madeira, segundo a Fundação Seade, Sorocaba foi responsável por 1,4% do VTI gerado nesse segmento, ficando na 10ª posição. O mesmo ocorreu no setor de impressão e reprodução de gravações. No primeiro ano do estudo, Sorocaba não tinha indústria realizando esse tipo de trabalho, mas agora contribuiu com 2,1% do VTI, aparecendo em 11º.

Outro dado importante do estudo está no setor de borracha e material plástico, onde Sorocaba teve uma grande evolução, passando de 1,3% para 4%. Para se ter ideia, a cidade ascendeu nove posições e atualmente aparece em 6º no ranking, que é liderado por São Paulo, com 13,9%. O setor de metalurgia ocupa a 20ª, com 0,9% de participação. Na categoria produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, Sorocaba está em 5º, o que mostra uma ascensão de quatro posições.

A cidade mantém bons resultados no segmento de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos, com 10,2% de participação e em 4º lugar no ranking. No que se refere à produção de veículos automotores, Sorocaba ocupa também a 3º colocação, sendo a cidade responsável por 6,5% do VTI paulista neste segmento.


Evolução e diversificação

“Esses números demonstram o potencial de Sorocaba e o melhor, aponta uma evolução e diversificação do setor industrial na cidade. Temos trabalhado intensamente no sentido de proporcionar condições favoráveis a atração de investimentos por parte da iniciativa privada”, destacou o prefeito.

Exemplo foi a lei n°11.771, de 31 de julho de 2018, que permite ao poder executivo conceder incentivos fiscais a empresas, universidades e instituições de pesquisa, pública ou privada, que decidirem se instalar no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Em 14 de março do ano passado, com o objetivo de manter as grandes indústrias com segurança nas atividades desenvolvidas em Sorocaba, o prefeito José Crespo assinou decretos de incentivos fiscais para 14 grandes empresas da cidade. A medida fez parte das estratégias da Prefeitura em garantir a atividade e estadia empresarial e era muito aguardada pelos diretores e responsáveis pelas empresas.

Fonte: Secom PMS

0 visualização
JOSÉ CRESPO

Prefeito do município de Sorocaba 2017-2019, interior de São Paulo. Sorocabano e filiado ao partido Democratas, foi vereador da cidade por dois mandatos. Também foi deputado estadual por três mandatos, chegando a 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018 - José CRESPO - Figura pública e Político - Ex. Deputado Estadual - Ex. Vereador de Sorocaba - Prefeito de Sorocaba 2017-2019